Chia a semente que está na moda…emagrece e nutre…

Fiquei muito interessada nessa sementinha, a CHIA as pessoas estão falando muito sobre ela e suas propriedades, então fui em busca de algumas informações para passar para vocês e fiquei impressionada com as propriedades que ela possui, com certeza vale a pena utilizar. dela 

  Os alimentos têm grande influência no desempenho do nosso organismo.  É essencial ter e manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. Descobrimos agora  a semente de chia, cultivada no sul do México. Ela tem inúmeros  benefícios, essa semenrinha que tanto está na moda é capaz de auxiliar na perda de peso, previne diabetes e doenças cardiovasculares.
  Segundo a nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde,  essa semente era muito utilizada pelos astecas, mexicanos e habitantes do Sul da Califórnia e do Arizona como suplemento alimentar para aumentar a resistência, a energia e a força necessária sob condições extremas como o calor intenso, a escassez de água e alimentos. 
Fibra

A semente de chia apresenta alto teor de fibras, nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. As fibras apresentam a capacidade de promover saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago formam uma espécie de “gel” que dilata o estômago”, conta a nutricionista. Estudos apontam que o consumo da chia pode auxiliar na perda de peso, pois auxilia na redução do apetite. Além disso, a formação desse “gel” aumenta o volume do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes e melhorando o funcionamento do intestino. O “gel” formado pela fibra em contato com líquido auxilia ainda no tratamento e prevenção de doenças como diabetes e doenças cardiovasculares. Parte da glicose e gordura em excesso permanecem retidos na fibra, sendo eliminados através das fezes.

Proteína

  “Outra característica é que a semente apresenta maior teor de proteína quando comparada a outros cereais como o milho, o arroz, a aveia, a cevada e o trigo. Por isso, o consumo da chia pode beneficiar vegetarianos, pois complementa o fornecimento deste nutriente na dieta”, afirma. 
  A chia pode ser utilizada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes, por ter nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento. Praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar do consumo desta semente, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte protéico quando comparados a indivíduos sedentários.
Vitamina e Minerais
Chia é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, de minerais como: cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre. “Por ser boa fonte de cálcio é uma excelente opção para aqueles que apresentam osteopenia e osteoporose. Para crianças e gestantes, o cálcio é importante para a formação da massa óssea”, explica Thais.
Antioxidantes
Os radicais livres são produzidos diariamente em nosso organismo, durante a respiração, digestão dos alimentos, exposição à poluição, dentre outros. Os radicais livres podem danificar as células levando desde envelhecimento precoce até doenças como câncer. Os antioxidantes são capazes de bloquear o efeito prejudicial dos radicais livres. A maioria dos antioxidantes são encontrados em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Importantes antioxidantes encontrados nas sementes de chia são o ácido caféico e ácido clorogênico. Estudos indicam que o consumo de altos níveis de alimentos e bebidas ricos em compostos antioxidantes podem proteger contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

 Onde encontrar e como consumir

A semente pode ser adquirida em qualquer loja de produtos naturais. E consumida de diferentes maneiras: espalhada em cereais, iogurtes, saladas ou  adicionada na bebida.

A Chia está disponível no mercado de três formas: óleo, farinha e grão inteiro. O óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras receitas.

“A porção diária recomendada é de 25 gramas, o equivalente a uma colher de sobremesa”, diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional. Caso você passe um pouco dessa recomendação, não há grandes problemas, mas é importante não exagerar e manter sempre a dieta equilibrada, pois a chia é um tanto calórica – são 164 calorias por porção da semente. Confira tudo o que essa colherzinha diária pode fazer pela sua saúde!


Proteção do cérebro 

 Explicam ainda que a semente de chia contém altas concentrações de três minerais fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo: o ferro, o cálcio e o magnésio.
– Cálcio é importante para a saúde dos ossos. Mas, em combinação com o magnésio, é melhor ainda, pois esse mineral desempenha um importante papel na parte da construção óssea e muscular.
Além disso, o magnésio é excelente para o funcionamento mental, porque atua no nosso humor, no combate ao estresse e na melhora da nossa motivação. 


Depois de séculos de obscuridade a semente da planta Salvia Hispanica, conhecida como Chia, mais uma vez assumir um papel como fonte de alimento de suma importância, na dieta de pessoas conscientes do papel da alimentação na saúde. Chia inicialmente cultivada no sul do México, foi um marco da cultura Inca, Maias e Astecas. Chia é a palavra Maia para força. Chamaram a chia de “alimento executivo”, porque os mensageiros poderiam correr o dia todo, com apenas um punhado de sementes, com uma incrível resistência. 
O que as pesquisas estão constatando é que as sementes de Chia tem um dos maiores perfis de benefícios científicos de todos os alimentos conhecidos, incluindo:
– Baixar o nível de açúcar no sangue;
– Baixa pressão arterial ;
– Aumento da energia e resistência;
– Melhorar saúde cardiovascular;
– Estimular o crescimento e o desenvolvimento neurológico da criança;
– Contribuir para a fluidez da membrana neural;
– Melhora nas funções neurológicas;
– Melhorar a saúde do cólon e do intestino;
– Diminuição do refluxo gastro-esofágico e azia;
– A perda de peso saudável;
Chia oferece um surpreendente equilíbrio de macronutrientes, óleos e fibras. Com mais cálcio que leite integral, mais magnésio que brócolis, mais capacidade antioxidante do que as uvas mirtilo, mais ferro que o espinafre, mais potássio que bananas e mais proteína do que o feijão, soja ou ervilhas. Também é a mais alta fonte de ômega 3 de origem vegetal. É alimento de mega energia e construtor de endurance (resistência). Por não ter glúten, é ótimo para celíacos.



É parece que é bem completa a chia vale a pena usar para ver o resultado…

Anúncios

Um comentário em “Chia a semente que está na moda…emagrece e nutre…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s